O papel higiênico e você

by Zeh on September 29, 2011

Acabei de ver esta genial foto de autoria desconhecida sendo compartilhada no Facebook pelo Fernando Bueno:

Ela me fez lembrar de uma coisa importante: em Nova York, diferentemente do Brasil, jogar o papel higiênico usado no vaso sanitário é obrigatório, e imagino que seja assim também no resto dos Estados Unidos.

É uma daquelas coisas esquisitas de se comparar porque tem a ver com costumes enraizados na cultura local: alguém no Brasil pode dizer que é óbvio que o papel tem de ser jogado no lixo e não na privada, afinal, a privada pode ser entupida pelo papel; mas por aqui, alguém diria que é óbvio que o papel deve ser jogado na privada, já que ele é feito pra dissolver na água (encher o saco de lixo com papel higiênico usado é visto como algo extremamente nojento).

Durante toda a minha vida, sempre que via um aviso parecido com o da foto acima, eu imaginava que quem jogava papel higiênico na privada deveria ser maluco. Então foi um certo choque no começo até eu entender que, por aqui, o costume local é, sim, jogar o papel usado descarga abaixo; banheiros público (como em empresas ou restaurantes) não costumam nem ter lata de lixo do lado da privada.

Mas qual é o correto?

Jogar na privada é mais saudável e provavelmente melhor para o meio-ambiente, mas a verdade é que a possibilidade de jogar papel higiênico na privada (ou não) depende mais do encanamento de esgoto do que outra coisa.

Imagino que hoje muitos sistemas de encanamento no Brasil não teriam tanto problema com o papel higiênico. Ele deve se dissolver na água do mesmo jeito. Mas, por uma questão cultural e talvez histórica, entendo porque todo mundo ainda considera a prática um tabu, e duvido que isso mude em breve.

Mas, quando estiverem por aqui, lembrem-se: lugar de papel higiênico é na privada (mas só o papel higiênico: papel toalha causa entupimento facilmente).