CSS é bom, mas vacila

by Zeh on April 26, 2009

Agora que os comentários estão funcionando direito, finalmente terminei a maior parte do template deste site, então tudo deve estar parecendo razoavelmente bem.

Depois de ter feito template em CSS pra uma meia dúzia de blogs e algumas outras coisas aleatórias, acho que posso dizer: CSS pra layout é um saco. É o tipo de negócio que soa super bacana em essência mas implementar qualquer tipo de coisa que não seja um retângulo é um pesadelo. Você tem de usar truques estranhos e ficar lidando com mil esquisitisses pra fazer o treco funcionar do jeito que você quer, mesmo que seja algo babaca do tipo “criar um box com duas colunas”. No final das contas, tudo é razoavelmente possível, mas não sem usar algum truque doido no qual ninguém nunca pensaria naturalmente.

E o site não funciona em browsers tipo Internet Explorer 6 (erros de alinhamento e falta de suporte a PNGs com transparência), mas nem sei se me importo muito. Talvez as bizarrices no desenho da página sejam mais um incentivo pra alguém fazer upgrade. Não que os Internet Explorer novos sejam muito melhores, mas devem funcionar um pouco melhor.

E pra quem tá se perguntando de onde vêm os avatares usadas nos comentários postados, não é nenhum registro local não (não precisa criar conta): é só setar sua imagem utilizando o serviço Gravatar, que aí a imagem será mostrada aqui e em mais uma série de outros lugares.