CSS é bom, mas vacila

by Zeh on April 26, 2009

Agora que os comentários estão funcionando direito, finalmente terminei a maior parte do template deste site, então tudo deve estar parecendo razoavelmente bem.

Depois de ter feito template em CSS pra uma meia dúzia de blogs e algumas outras coisas aleatórias, acho que posso dizer: CSS pra layout é um saco. É o tipo de negócio que soa super bacana em essência mas implementar qualquer tipo de coisa que não seja um retângulo é um pesadelo. Você tem de usar truques estranhos e ficar lidando com mil esquisitisses pra fazer o treco funcionar do jeito que você quer, mesmo que seja algo babaca do tipo “criar um box com duas colunas”. No final das contas, tudo é razoavelmente possível, mas não sem usar algum truque doido no qual ninguém nunca pensaria naturalmente.

E o site não funciona em browsers tipo Internet Explorer 6 (erros de alinhamento e falta de suporte a PNGs com transparência), mas nem sei se me importo muito. Talvez as bizarrices no desenho da página sejam mais um incentivo pra alguém fazer upgrade. Não que os Internet Explorer novos sejam muito melhores, mas devem funcionar um pouco melhor.

E pra quem tá se perguntando de onde vêm os avatares usadas nos comentários postados, não é nenhum registro local não (não precisa criar conta): é só setar sua imagem utilizando o serviço Gravatar, que aí a imagem será mostrada aqui e em mais uma série de outros lugares.

  • Criar alguma coisa em css é um saco justamente por causa do alinhamento dos navegadores, cada um tem o seu! Aí complica o negócio!

  • Zeh

    Pois é, mas juro que criar o negócio e ver ele desenhando *exatamente igual* no FireFox e no Chrome foi emocionante. Quase soltei algumas lágrimas.

  • Eu acho CSS animal, no começo foi assim também, penava muito pra fazer. Mas como qualquer linguagem, ele tem seus truques e várias maneiras de fazer as mesmas coisas, com tags que você nem imaginava ter. Hoje já é bem mais bacana e é dificil fazer algo e não estar bom em todos os principais browsers. Algumas coisas como png transparente que você citou, ai já é mais problema do browser e não da própria linguagem de formatação.
    Mas só pra comentar eu acho mto massa :)
    Abraços e parabens pelo trabalho aí.

  • Daniel Mariz

    acho q tudo com o tempo vc aperfeiçoa, eu comecei desenvolvendo html + css ae passei por uma porrada de problema q demorei p/ aprender a resolver hj a maioria deles ñ são mais problemas. O mesmo acontece comigo agora com o flash q resolvi dedicar full time ao estudo, pensar, programar e talz são coisas q ainda tão machucando no dia a dia mas vou melhorando e contornando os problemas e assim aprendendo mais. Eu gosto muito de css, web semântica acho q é possível fazer coisas incrivéis só com isso, mas espero q os browsers evoluam de forma acelerada pra q possamos explorar melhor esse recurso.

  • CSS é um saco pra aprender mesmo, ainda mais que muda de navegador pra navegador, até o OS influencia(IE no XP emulado no mac não se comporta igual ao IE no XP original), etc..

    Já pro png transparente, tem soluções… google: pngfix.js
    :)

    grande abraço!

  • Css é uma coisa estranha, assim como o teclado já foi logo quando largamos a máquina de escrever. Mas o javascript tem ajudado muito a solucionar esses problemas de browser, e um erro muito cometido pelos desenvolvedores é colocar muitas características nas divs, a compatibilidade é maior quando usamos só o excencial em css menos também é mais. Conheço ótimos profissionais que não dominam essa parte. Sou contra hackers para resolver problemas de código e a culpa de a maioria não dominar ou gostar do css são os CMSs. Sucesso um abraço!