Filmes para nerds

by Zeh on May 31, 2009

Agora que me finalmente me livrei da faculdade e de outras urgências parecidas, uma das coisas que preciso voltar a fazer é ir no cinema.

Coincidentemente, tem alguns filmes que estão pra sair que tão be deixando bem hypado pra assistí-los.

Um é Surrogates, um thriller de ficção científica que estréia em 25 de setembro. É também baseado numa HQ que infelizmente nunca ouvi falar (acho que ler mais HQ ocidental é outra coisa que preciso fazer). A produção lembra o estilo do Eu, Robô, e é meio que um Matrix às avessas onde pessoas usam corpos cibernéticos para viver vidas diferentes. Questão interessante (nota: o trailer abaixo é meio spoiler, principalmente no final).

Parece ter o argumento típico de um filme de ação, mas também parece ter valores de produção bons o suficiente pra, quem sabe, talvez, oxalá, chegar aos pés de Minority Report (que, pra mim, como fã de ficção científica e desenvolvedor de interfaces, se encontra num nível além).

Outro que me deixou salivando é District 9, que estréia 14 de agosto. Esse filme tem toda a pinta de ser um filme de ficção científica bem mais roots, baseado mais no aspecto humano da história toda (a exemplo do que caras como Arthur Clarke, Isaac Asimov e Philip K. Dick faziam) ao invés de ser um filme-de-ação-com-tecnologia. O engraçado é que, ao mesmo tempo, ele faz um paralelo muito forte com uma situação global bem real, a ponto do trailer enganar quem assiste sem saber que se trata de um filme de ficção científica.

Sempre curti muito ficção científica. Um dos motivos principais que me levou a aprender inglês foi exatamente o fato de que eu queria (e tentava) ler livros deste gênero que não seriam nunca lançados em Português (ou nunca teriam uma tradução à altura). E a impressão que me dá é que, salvo raras exceções, filmes e séries do gênero hoje acabam sempre descambando pra mero pano de fundo de um roteiro medíocre, de modo a criar algo que atenda um mínimo denominador comum – tipo uma novela ou um romance, mas com lasers no fundo de vez em quando. Ver esses trailers me deixou bem mais otimista com relação ao gênero na telona.

Não, não vi Star Trek ainda.